Área do Cliente
MENU CONTADOR
Notícias
voltarO que faz de uma companhia um ótimo lugar para trabalhar?
Um componente importante na seleção das 50 Melhores Empresas Multinacionais para Trabalhar na América Latina é o resultado de uma pesquisa com funcionários, na qual os respondentes avaliam vários aspectos de suas empresas
A prática de categorizar as melhores empresas da América Latina em vários rankings começou há algum tempo e foi ganhando relevância na região, uma vez que as empresas enxergam essas listas como indicadores de sucesso. Um exemplo a ser citado é o Great Place to Work ® Institute (GPTW), que divulgou recentemente a lista das 50 Melhores Empresas Multinacionais para Trabalhar na América Latina deste ano, e que trouxe a FedEx na oitava posição.
A constante presença da FedEx em listas desse gênero merece uma análise, visto que esta gigante do transporte expresso também conquistou o quinto lugar na lista das Melhores Empresas Multinacionais do GPTW do ano passado. O que realmente faz de uma companhia um ótimo lugar para trabalhar? Aparentemente, o Great Place to Work Institute descobriu a resposta em 1981, quando identificou as 100 Melhores Empresas para Trabalhar nos Estados Unidos.
O GPTW indicou que um grande local de trabalho não é fruto de uma lista consagrada de benefícios aos funcionários, programas e práticas, mas da alta qualidade dos relacionamentos construídos no local de trabalho – relacionamentos caracterizados por confiança, orgulho em trabalhar na empresa e camaradagem. Relacionamentos que nada tinham de superficiais e que ajudavam a alavancar o desempenho empresarial de uma organização.[1]
As empresas de pequeno e médio porte também podem ficar atentas às qualidades das companhias constantemente citadas nessas listas e se esforçar para aprender e reproduzir as melhores práticas dessas organizações, visando desenvolver e melhorar seus próprios empreendimentos.
Se considerarmos a filosofia corporativa que é a base da FedEx, é fácil vermos que seu foco são os funcionários. Ela reconhece que, acima de tudo, esta companhia atua no setor de serviços, e que não há como oferecermos bons serviços e obtermos altos níveis de satisfação do cliente sem funcionários comprometidos e motivados. Um funcionário que se orgulha em trabalhar para uma companhia e que se sente parte do todo oferecerá o serviço de alta qualidade que leva à fidelidade do cliente. E é isso que a FedEx quer de cada transação e interação com o cliente.
Um componente importante na seleção das 50 Melhores Empresas Multinacionais para Trabalhar na América Latina é o resultado de uma pesquisa com funcionários, na qual os respondentes avaliam vários aspectos de suas empresas. Essencialmente, isso quer dizer que as indicações para a lista ficam a cargo da própria força de trabalho das empresas. Ser indicada para a lista é também um grande reconhecimento do capital humano dos funcionários, um aspecto importante para a continuidade de um negócio.
A presença de cada uma dessas empresas nessas listas é também um merecido reconhecimento aos funcionários e diz muito sobre o trabalho e a dedicação deles em prol do sucesso destas companhias. Parabéns aos funcionários das empresas classificadas entre as 50 melhores.
[1] História do Great Place to Work
Juan N. Cento - Presidente da Divisão América Latina e Caribe da FedEx Express, Juan N. Cento gerencia uma organização com mais de 8.000 funcionários, em mais de 50 países e territórios. Em seus 22 anos de FedEx, Cento expandiu a presença da companhia na América Latina, ajudando a FedEx Express a se tornar um pilar de crescimento na região e a conectar a América Latina ao mundo.
Sobre a FedEx
A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$ 42 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e que são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Classificada mais de uma vez entre os empregadores mais admirados e dignos de confiança do mundo, a FedEx inspira seus mais de 300.000 funcionários e prestadores de serviços a permanecerem “absoluta e positivamente” concentrados na segurança, nas mais estritas normas de ética e profissionalismo, e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam. Para obter mais informações visite news.fedex.com