Notícias

voltar

Contabilidade societária, uma necessidade básica.

Os profissionais devem entender que a CONTABILIDADE SOCIETÁRIA, gera informações da gestão

“É constante a proporção em que ANÁLISE, TRANSPARÊNCIA e CONTROLE INTERNO se fundem para inibir RISCOS, evitar ônus pecuniário e resguardar o Patrimônio Líquido.” (Elenito Elias da Costa).

Introdução

Os profissionais devem entender que a CONTABILIDADE SOCIETÁRIA, gera informações da gestão, de grande valia para elaborar as Demonstrações Contábeis de Financeiras, com relevância aos princípios, legislação, transparência e controle interno, possibilitando a qualidade dos dados consolidados á uma SWOT em que identifica os pontos fracos e fortes comparados com o P D C A, e em seguida acata as melhorias devidas.

Num mundo de pandemia, globalizado, com inovações tecnológicas derivativas de uma inteligência artificial é fundamental que os profissionais se revistam da qualidade e capacitação mínima necessária, para que possam agregar valor em suas atividades e auxiliar a Gestão em diversas decisões.

O Great Reset representa um estudo do período pós-pandemia, e nos aguarda com inovações tecnológicas, derivadas da inteligência artificial e emocional, e colaborando principalmente com a necessidade de melhorar nosso know how e expertise, inclusive com o conhecimento de outros idiomas, principalmente o Inglês e o Mandarim simplificado.

EMPRESAS

A mudança imposta por diversos fatores são demasiadamente grande, e espero que os sobreviventes dessa pandemia quer sejam. pessoas físicas e jurídicas possam entender e tirar ensinamentos das dificuldades impostas pelo “real time” após pandemia, pois acreditamos que haverá outros VÍRUS com maior letalidade que o anterior..

Sabemos que o universo das pequenas empresa, do simples nacional são: MEI, MICRO, EPP e EIRELE, e sua tributação é simplificada diante das demais opções tais como : Lucro Presumido, Lucro Real e Lucro Arbitrado, que podem também agregar as demais sociedades.

No tocante ás pessoas jurídicas devemos entender que os sistemas fiscais tributários, quer sejam: SPED-Fiscal, SPED–Contábil, E-Social, e as demais obrigações sociais, trabalhistas, previdenciárias e tributárias, devidamente mensuradas através dos princípios internacionais de que trata a legislação especifica, devem ser geridas por profissionais, evitando RISCO a empresa..

Aos gestores empresariais é fundamental a elaboração de maior transparência e controle interno de sua gestão, desde a elaboração de uma P D C A devidamente albergado em Orçamento e confrontado com os demonstrativos contábeis e financeiros, gerando um análise e um relatório circunstancial que aglutinará diversas nuances quando confrontada com o mercado, devendo em seguida receber as ações e atitudes de melhorias.

A intangibilidade e gravidade do VIRUS e da CRISE formam obstáculos que devem sempre ser objeto de estudos e consideração dos profissionais envolvidos na sustentabilidade e continuidade das atividades econômicas das empresas, haja vista, o RISCO em sua negligência.

É preocupante o atua status quo de determinados gestores e profissionais, que ainda não entenderam a real importância da inteligência artificial em suas atividades, o que poderá implicar em adequação ás novas exigências do mercado atual.

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA

A contabilidade tem como conceito ser uma ciência, que mensura ou registra os fatos e atos administrativos de um determinado patrimônio, vinculado a uma gestão da entidade.

Obedece atualmente ás normas e princípios internacionais, agregada a uma legislação especifica, que se perfaz pelos Demonstrativos Contábeis e Financeiros, que precisam ser avaliados e analisados periodicamente, para que resultem num relatório circunstancial de grande valia para a gestão empresarial.

Atualmente há diversos sistemas que possibilitam a inserção de dados quer sejam através de download ou outro meios de captação dessas informações da gestão.

O objetivo maior da Contabilidade é o estudo do Patrimônio da entidade, visando demonstrar com clarividência, transparência e controle interno, respeitando ainda os aspectos legais.

O profissional de contabilidade deve seguir um cronograma de trabalho que possibilite ao mesmo ter uma visão macro da contabilidade e deve estabelecer comparação com o Planejamento, filtrando resultados que possam merecer especial atenção da gestão.

Tal fato, e diante das variáveis existenciais e crises, o profissional deve manter exímio controle e transparência da contabilidade a fim de possibilitar a emissão de um relatório periódico e circunstancial expondo os fatos positivos e negativos, e se possível sugerindo estratégias que possam ser aplicadas.

TECNOLOGIA

As empresas novas e as sobreviventes da pandemia, devem rever suas ações e atitudes consequentes, desde a busca de Capital com menor custo, para investir em tecnologia de ponta, reduzindo portanto, suas despesas e custos operacionais, de modalidade racional..

Portanto, o conhecimento de equipamentos e máquinas, nanotecnologia, robotização, automação, estudo de rentabilidade, lucratividade, eficiência, ROI, Mark UP, EVA, Alavancagem Financeira, Fórmula de Kanitz, e demais, são essenciais para procedimento de uma análise mais voraz diante dos acontecimentos.

Após período pandêmico, o RISCO e a Margem de ERRO, devem ser uma bússola que hão de dirimir a realizações das melhorias que devem ser realizadas para a adequação dessas empresas junto ao cenário do mercado global.

Todo e qualquer estudo para inserir inovações na empresa, produto, sistema ou qualquer outro, deve considerar o Machine Larning, Deep Learning, numa base de algoritmo ou qubits, utilizando a lógica Fuzzy, com todas suas variáveis.

O conhecimento que deve produzir o referido estudo e análise exige um know how especifico e conhecimento de outros idiomas, para em seguida gerar informação e dados de valor mensurável que possam eclodir em ações de sucesso diante da concorrência e mercado global.

EDUCAÇÃO

Estabelecer um Check List de avaliação dos princípios e procedimentos legais da empresa junto ao processo de inserção de dados na Contabilidade, representa um excelente cronograma de trabalho, observando a legalidade, os princípios, a sincronia racional de informações, os livros eletrônicos, procedimento de conciliação nos WP (work papers) buscando filtrar e identificar anomalias, que possam por em RISCO o patrimônio da empresa, e no final expedir todas as CND’s do período mantendo essa regularidade jurídico fiscal.

O retorno dos profissionais e dos novos, todos sem exceção precisão de um up grade qualitativo, para sua reformulação profissional, mesmo utilizando a IOT como o WATSON, ALEXIA, ou qualquer outra inovação tecnológica.

Os cursos e professores devem rever imediatamente suas metodologias de ensino visando condição de entendimento dos recursos tecnológicos todos inseridos em seus devidos processo de ensino.

Acredito que o sentido prático dos conhecimentos adquiridos devem ser a tônica do sucesso da qualidade de ensino, e esse viés deve ser absorvido pelos educandos com maestria.

O mundo em que eles atuarão está muito seletivo e quão mais perfil, habilidade e competências possam adquirir ao longo do curso, definirão sua empregabilidade e possível sobrevivência.

Devemos entender que a formação educacional de um profissional é um investimento que gera ágio e positividade, desde que gerida eficientemente pelos envolvidos nesse processo.

CONCLUSÃO

O Great Reset está bem claro e definido, as poucas oportunidades apresentadas pelo mercado de head hunters são altamente seletivas e os contratados devem merecer devida remuneração diante de sua plenitude.

O simples relatório dos dados captados pelo sistema e relatados em demonstrativos é realmente uma atividade mecânica, mas a análise, interpretação e sugestões de procedimentos são ações e atitudes que dependem da capacitação e qualificação do profissional, eis ainda uma grande diferença.

A grande pergunta é se estamos realmente preparados para essa mudança, que já está acontecendo no mercado.

Acredito ter chegado o momento de grande animosidade entre as inteligências artificial e emocional, essencialmente entre o profissional e a máquina, mas antecipadamente já sabemos o resultado final, mas enquanto não acontece é fundamental que tenhamos essa visão.

Jamais pensaríamos que um ÁBACO e SOROBAN teriam tanta influencia no destino dos profissionais.

AUTOR: Elenito Elias da Costa, só um professor e profissional.