Notícias

voltar

Simbiose entre gestão pública, contabilidade e o vírus

O momento parece oportuno para que possamos entender e compreender a relação que existe entre a Gestão Pública, Contabilidade e o Vírus

“Somente agora podemos entender quão importante é o CONHECIMENTO aplicado provido por uma Educação de Qualidade, pois seus atos retratam seu caráter ”(Elenito Elias da Costa)

Introdução

O momento parece oportuno para que possamos entender e compreender a relação que existe entre a Gestão Pública, Contabilidade e o Vírus que nos assola com suas variantes, pois a DEMOCRACIA exige seu conhecimento em sentido latto para que haja a inserção de toda a pirâmide social, quanto a aplicação dos recursos públicos que devem ser geridos de modalidade eficiente.

A pandemia, o mundo globalizado, a inteligência artificial, as oscilações e volatilidades dos índices que identificam a responsabilidade e eficiência da GESTÃO PUBLICA, é um fato que deve afetar toda camada social.

Devemos entender que Gestão Pública é o recurso utilizado pela administração pública na busca de gerir eficientemente o patrimônio público em prol da satisfação dos munícipes.

E a Contabilidade é uma ciência que mensura e registra os fatos e atos administrativos de um determinado patrimônio vinculado a gestão da entidade.

Portanto, VÍRUS é o agente infeccioso deminuto, desprovido de metabolismo independente, que se replicam somente no interior de células vivas hospedeiras.

Buscamos no referido artigo um entendimento que possa nos conceder uma relação simbiótica entre os elencados para em seguida fazermos uma reflexão dos acontecimentos e consequências e em seguida buscar alternativas para o seu PDCA e sua SWOT, que através dos pontos fracos e fortes aplicar as melhorias devidas.

GESTÃO PÚBLICA

Acreditamos que todos os gestores públicos, sem exceção, estão passando por um momento muito delicado, e devem entender que o grande foco é a satisfação do munícipe na busca de contenção dos seus agravos sociais, utilizando os recursos públicos confiados.

Lembro que é no momento especial que se reconhece um LÍDER, que segundo Bill Gates, devem:

  1. Não se distrair com o sucesso;
  2. Cuidar das pessoas, principalmente os mais carentes;
  3. Vislumbrar algo maior;
  4. Superar suas capacidades;
  5. Valorizar o tempo.

Ressaltamos que a obediências aos preceitos legais vigentes deve ser um fato diário em seus atos e fatos administrativos, e que a CONTABILIDADE deverá através de seus princípios e legislação apropriada demonstrar transparência e controle interno de sua gestão.

Hoje, diante de um mundo globalizado, mesmo no período de pandemia, e com os atributos das inovações tecnológicas providas pela inteligência artificial e seus inimagináveis recursos, TUDO PODE SER IDENTIFICADO, pois os dados por mais seguro que estejam, sempre deixa sequelas que o identificarão.

Sabemos que a limitação da capacitação e qualificação de muitos gestores, mas também sabemos que é nesse momento de pandemia que se conhece a índole e caráter dessas pessoas, e quaisquer ações torpes ou dúbias motivadas por ações de falhas em sua formação moral e ética, ao longo do tempo, é facilmente identificado e responsabilizado conforme a legislação.

Atualmente aquele que não demonstrar transparência, controle interno, e licitude em suas ações, seus atos e fatos comprovam sua índole no uso da Gestão Pública e será cobrado por tais atos e fatos..

TECNOLOGIA

As inovações tecnológicas alavancadas pela inteligência artificial, inclusive com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados devem obter maior atenção dos gestores públicos, no tocante aos dados e informações oriundas de sua gestão, quer sejam mensuradas pela CONTABILIDADE, e demais controles internos que devem em sua plenitude demonstrar TRANSPARÊNCIA E LEGALIDADE.

Ressalto esse fato, por entender que muitos gestores públicos, eleitos ou reeleitos, necessitam de maior e melhor conhecimento especifico, mesmo nebulado por ações derivativas do sistema e suas pirotecnias; mas devem considerar essa observação.

Vejam bem esse fato, hoje, com as informações nas nuvens, e sabendo que as máquinas captam esses dados inclusive interagem entre si, podem processar informações por segredo que as cubram, na maior hightech e inexistem informações sigilosas.

Lembro ainda que qualquer alusão na busca de evitar inserir atualização de dados no Portal da Transparência é mero ritual protocolar do sistema informativo, pois a informação de fato acontece no ato de sua emissão.

Resumindo para bom entendimento, inexiste segredo mesmo na calada da noite com aliados, pois em algum momento haverá registro e mensuração dessas ocorrências e se tornarão públicas.

CONCLUSÃO

Podemos entender que a Gestão Pública deve retratar fidedignamente a CONTABILIDADE, no controle do patrimônio, suas ações e fatos, assim como notabilizada pela clarividência da letalidade do VÍRUS existente, pois a CONTABILIDADE servirá de prova documental para comprovar a lisura e probicidade de sua gestão.

Lembro que William Shakespeare disse “Ser ou Não ser, eis a questão”, mas o sábio chinês diz “Ser e Não Ser, é uma evidência”, que pode demonstrar maior transparência e controle interno junto com o seu PDCA e sua análise SWOT.

Lamento mas o NOVO MUNDO, inserido na globalização, utilizando os avanços tecnológicos devidamente antenados pela inteligência artificial, exige da GESTÃO maior e melhor conhecimento sobre suas ações e consequências.

AUTOR: Elenito Elias da Costa, só um profissional diferenciado.